Representantes da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) se reuniram nesta sexta-feira, 21, às 14h, no Teatro Municipal Zanoni Ferrite, em Tupi Paulista, para tratarem importantes assuntos. Além disso, a reunião serviu para a apresentação de um projeto de constituição de uma microrregião que vai abranger os municípios Adamantina, Arco-íris, Bastos, Dracena, Flora Rica, Flórida Paulista, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Parapuã, Paulicéia, Pracinha, Queirós, Rinópolis, Sagres, Salmourão, Santa Mercedes, São João do Pau D’alho, Tupã e Tupi Paulista.
Na pauta constaram a duplicação da rodovia João Ribeiro de Barros, com projeto apresentado por representante da Eixo; reativação da ferrovia – também com demonstraram por representante da Rumo Logística; concessões dos aeroportos Dracena e Tupã; Hospital Regional; reativação hidrovia Rio Paraná e Projeto Nova Alta Paulista do Futuro.
Além de prefeitos e vereadores de vários municípios tanto da Amnap quanto de outras regiões, o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia e os secretários estaduais de Educação Rossieli Soares da Silva e de Habitação Flavio Amary marcaram presença. Também houve as participações de maneira remota do secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi e do secretário estadual de Saúde Jean Carlo Gorinchteyn.
Os deputados estaduais Reinaldo Alguz e Mauro Bragato; e os federais Enrico Misasi e Eugênio José Zuliani (Geninho) também compareceram ao evento cujo anfitrião foi o prefeito tupiense e presidente da Amnap Alexandre Antônio.
Pedidos de Dracena
O prefeito André Lemos aproveitou a oportunidade para reiterar junto às autoridades estaduais, a liberação de recursos financeiros no valor de R$ 1.100.000,00, objetivando a reconstrução da ponte que liga à Estrada José Mazzoni à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
Conhecida por ‘Ponte Torta’, a passagem foi destruída pela forte chuva que acometeu Dracena no início de 2009, causando a interdição Estrada José Mazzoni. Devido ao valor expressivo para a obra e à falta de recursos financeiros próprios da Prefeitura, não foi possível promover a sua reconstrução até a presente data.
O prefeito André explicou que a ponte é de extrema importância para a cidade, uma vez que o município tem crescido muito naquela região e já atende os moradores dos bairros Jardim Nova Dracena e Virgílio Fioravante. A ponte ainda serve de acesso para a população que trabalha nas empresas instaladas às margens da SP 294 e acesso mais rápido aos universitários do campus da Unesp.
O chefe do executivo municipal também entregou ofício solicitando que os convênios junto ao Estado quanto o atendimento da UTI (10 leitos) e enfermaria Covid (10 leitos) seja renovado. O prazo do contrato da UTI Covid com o Estado finalizará em 3 de junho deste ano e da enfermaria Covid no dia 6 de julho também deste ano.