A Santa Casa de Dracena adquiriu aparelho de gasometria (produto nacionalizado com componentes importados e montados em território nacional) e a instalação ocorreu nesta segunda-feira, 19. O investimento foi de R$ 185 mil.
O aparelho de gasometria é usado na avaliação de gases distribuídos no sangue arterial. Para pacientes em intubação, o equipamento permite um monitoramento mais preciso ao fornecer as informações bioquímicas necessárias na manipulação de medicamentos para equilibrar o Ph sanguíneo e estabilizar o quadro de saúde.
A gasometria é feita por meio do gasômetro – um aparelho que mede o Ph e os gases sanguíneos sob a forma de pressão parcial do oxigênio e do gás carbônico. Os parâmetros principais observados no exame de gasometria são: SatO2 (Saturação de oxigênio).
O equipamento de gasometria tem funcionamento simples, sem muitas etapas, o operador coloca uma pequena amostra de sangue na máquina para ela ser analisada. A máquina tem como função principal medir a quantidade de Ph, que indicará a acidez do sangue e os gases O2 e CO2.
Verifica-se pela especificação acima se tratar de equipamento imprescindível para o tratamento de COVID-19, essencialmente utilizado em análise clínicas, disponível no laboratório da Santa Casa de Dracena, mas diante da exaustiva utilização o equipamento próprio sofreu avarias e ao proceder a reparação deparou com uma situação inesperada noticiada pela fornecedora, de descontinuidade de fornecimento acarretando a ausência de peças de reposição, levando ao sucateamento técnico.
No decorrer da campanha visando arrecadação de fundos para aquisição de um tomógrafo computadorizado, presente neste momento, incluiu-se a compra do aparelho de gasometria, que com a arrecadação até o presente momento ainda não será o suficiente, com a campanha que continuam para doações.
A Diretoria Administrativa da Santa Casa de Dracena agradeceu a toda comunidade que contribuiu para a aquisição.