Todos os anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Escola de Educação Especial “Professor Leuzi Gardini” APAE Dracena participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla desenvolvida pela Federação Nacional das APAES.
Em 2021, o tema definido é: “É tempo de transformar conhecimento em ação” durante o período de 21 a 28 de agosto.
A APAE de Dracena participará da semana através de um vídeo com depoimento de algumas famílias, live a ser realizada pela federação das Apaes do Estado de São Paulo e divulgação dos trabalhos desenvolvidos com os alunos/destinatários.
De acordo com a nota enviada pela Apae, esse é o momento para intensificarmos o debate, a sensibilização e mobilização da sociedade acerca da importância da inclusão e da luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.
Ainda de acordo com a nota, o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas com deficiências, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos. Em um país com dimensões territoriais de continente, as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos, que por sua condição de vulnerabilidade, necessitam de apoios especializados para a superação das barreiras que impedem o exercício pleno da sua cidadania.
Atualmente, a APAE Dracena atende aproximadamente 210 pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Transtorno do Espectro Autista – TEA, nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde. O presidente é Paulo Roberto de Mendonça Sampaio.