A médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, deixou para o mundo um exemplo de dedicação aos trabalhos de solidariedade. Apostando na educação como ferramenta para combate a doenças infantis e à desnutrição, reuniu voluntários em todo o País, que agora têm a missão de continuar os trabalhos incentivados por ela.
Marco Aurélio Ramos de Almeida é um destes voluntários e atua há cinco anos na Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Dracena. “Estamos num misto de tristeza e alegria. Alegria porque Zilda Arns morreu trabalhando naquilo em que acreditava. Para nós, ela é uma heroína”, diz. Ele explica que as ações da Pastoral nas comunidades buscam atender as necessidades das crianças e gestantes, promover a saúde, a educação e a cidadania, além da qualidade de vida das famílias. Apesar da perda, Marco Aurélio destaca que as ações só tendem a aumentar. “Acredito que o trabalho será duplicado, como uma forma de manter viva a lembrança de Zilda Arns e sua dedicação à Pastoral”.
A Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Fátima conta com 32 líderes e 17 grupos de apoio que prestam atendimento a 212 crianças e seis gestantes, pertencentes às comunidades São Judas, Santa Clara e Santo Antônio. Para homenagear a fundadora, neste domingo será celebrada uma missa especial às 19h, na igreja Nossa Senhora de Fátima.
ENCONTRO – Marco Aurélio disse também que teve a oportunidade de conhecer pessoalmente Zilda Arns, em Encontro Estadual da Pastoral da Criança realizado em Aparecida. Nesta época, conta que Zilda já não estava mais na coordenação nacional da Pastoral, pois havia passado o cargo para a irmã Vera Lúcia Altoé. Ele frisou ainda que a Pastoral da Criança está presente em 20 países, além do Brasil, sendo um deles o Haiti, onde Zilda Arns estava iniciando o trabalho. Zilda Arns estava em missão humanitária no Haiti e foi uma das vítimas do forte terremoto que abalou o País na última terça-feira. Sua atuação rendeu diversos prêmios e homenagens no Brasil e no mundo.
PROJETO – Marco Aurélio informou que na próxima terça-feira (19), a Pastoral da Criança voltará a distribuir o leite para as crianças assistidas. Agradeceu ainda a parceria da Conab e Associação dos Produtores Rurais. A Pastoral entrega 300 litros de leite por semana.
A reportagem também tentou ouvir a responsável pela Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Maria Santina Dancieri, porém ela encontra-se viajando.