DA REDAÇÃO

O Procon Dracena informa: Consumidor, renegocie suas dívidas sem sair de casa! Ao longo do mês de novembro, ocorre o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Pessoas físicas que possuem dívidas em atraso com instituições financeiras podem renegociá-las aqui no consumidor.gov.br.
Para isso, verifique se a empresa está cadastrada, clique em “Registrar reclamação” e, no campo PROBLEMA, selecione a opção “RENEGOCIAÇÃO / PARCELAMENTO DE DÍVIDA”.
Saiba mais em: https://mutirao.febraban.org.br/

PARA QUE SERVE O MUTIRÃO?

1. Para que serve o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira?
Para negociar dívidas em atraso de pessoas naturais com bancos ou financeiras.

SEGUNDO PASSO – SAIBA SE O MUTIRÃO É PRA VOCÊ

2. Existe alguma forma de saber quais são minhas dívidas?
Sim. Você pode acessar o relatório com o registro de suas dívidas, o REGISTRATO, seguindo o passo a passo em nosso vídeo tutorial e em seguida acessando o site do REGISTRATO.

Fique atento! O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) do REGISTRATO não é atualizado imediatamente após o pagamento da dívida. As atualizações ocorrem após o dia 20 do mês seguinte ao do pagamento.

3. QUE TIPO DE DÍVIDA POSSO NEGOCIAR NO MUTIRÃO?
As dívidas de pessoas naturais, em atraso, com bancos ou financeiras e sem garantia. São dívidas como, por exemplo, cartão de crédito, cheque especial e empréstimo pessoal.

Dívidas com bens em garantia – como, por exemplo, financiamento de carro ou de moto ou financiamento imobiliário – não estão sendo negociadas no Mutirão.

4. DÍVIDAS COM GARANTIA ESTÃO SENDO NEGOCIADAS NO MUTIRÃO?
Não. Estar atrasado nessas dívidas pode levar você a perder o bem adquirido (ex.: financiamento de veículos, financiamento imobiliário). Priorize a regularização dessas dívidas. Entre em contato diretamente com seu banco ou financeira.

5. SE EU TENHO DÍVIDAS EM DIA, EU POSSO NEGOCIAR?
Não. O mutirão só negocia dívidas em atraso. Caso você perceba que terá problemas para cumprir o pagamento da sua dívida, entre em contato diretamente com seu banco ou financeira. Se você acha que existe a possibilidade de atrasar, acesse o site consumidor.gov.br.

6. E SE MINHAS DÍVIDAS NÃO FOREM COM BANCOS OU FINANCEIRAS, EU POSSO NEGOCIAR?
Não. Este Mutirão é só para dívidas com bancos e financeiras.
Neste caso, entre em contato diretamente com o fornecedor da conta em atraso ou, caso seja uma cobrança indevida, abra uma reclamação no consumidor.gov.br.

7. POSSUO MAIS DE UMA DÍVIDA EM ABERTO, POSSO NEGOCIAR?
O Mutirão é para negociar individualmente com cada instituição. Você pode negociar com mais de uma instituição, mas considere que o valor disponível no mês para o pagamento das dívidas é limitado. Avalie se o montante disponível é suficiente para negociar com todos os credores no Mutirão.
Caso você possua mais de uma dívida e esteja com dificuldade para analisar o que pode negociar, busque atendimento em Procons, Defensorias Públicas ou Juizados Especiais Cíveis.