LETÍCIA PINHEIRO
DA REDAÇÃO
Você se recorda onde estava ou que fazia no dia 19 de novembro de 1991? Vamos “voltar na história” e relembrar os fatos marcantes da cidade e da região.
A edição n° 378, de 19 de novembro de 1991, do Jornal Regional trazia como principal notícia, a manchete – como é chamada no jargão jornalístico – “Fleury anuncia visita a Dracena”. Nela, o leitor recebia a informação sobre o anúncio da visita do então governador do Estado Luiz Antonio Fleury. Em junho daquele ano, o governador esteve em Monte Castelo e não passou em Dracena, o que segundo ele teria causado um “desconforto” entre os dracenenses. Na visita ele anunciaria oficialmente a construção da 3ª faixa na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no trecho de Adamantina a Dracena.
Na noite de 19 de novembro de 1991, seria realizada a eleição da nova diretoria com o médico Silvio Grande no cargo de diretor interno administrativo, como pode ser lido em “Santa Casa elege diretoria”.
O 3º Pelotão de Policiamento Rodoviário de Dracena divulgava todos os dados relativos ao balanço da Operação 15 de Novembro com 215 multas e 5 acidentes durante trabalho realizado na Ribeiro de Barros, Integração, Assis Chateaubriand e vicinais, como é observado em “Rodoviária divulga balanço”.
A matéria “Combustíveis com preço igual” mostrava uma situação bem inusitada principalmente se comparada aos dias atuais, ao retratar a autorização do governo federal para que os postos praticassem valores de acordo com a distância entre o posto revendedor e a distribuidora fazendo com que os preços dos combustíveis caíssem. Na época, os preços praticados eram: gasolina 324 cruzeiros, álcool 244 cruzeiros e o diesel 167 ou 168 cruzeiros (de acordo com o posto).
A capa trazia ainda uma chamada para a página policial, que naquela edição noticiava 3 afogamentos no final de semana prolongado nas águas do rio do Peixe e do rio Paraná.
Já os ex-estudantes e professores aposentados podem sentir nostalgia ao ler a chamada sobre o CEFAM, que explicava sobre as inscrições para as matrículas, os requisitos dos candidatos, a data e o local de prova. Os professores que queriam se candidatar para ministrar aulas no Cefam de Tupi Paulista também eram informados sobre o prazo para inscrições.
Já os usuários da Telesp em Dracena começariam a receber a conta telefônica pelo correio, no endereço de instalação do terminal ou do local indicado pelo cliente. As contas com débito automático ficariam nas agências bancárias.
Acompanhe alguns trechos de edições passadas na versão digital do Jornal Regional. Até mais!
19 de Novembro