A criação do Campus Experimental da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Dracena teve seu início em reunião do Conselho Universitário da Universidade no dia 28 de novembro de 2002, no Campus de Araçatuba, durante a gestão do professor doutor José Carlos Souza Trindade.
O curso de Zootecnia do Campus começou a funcionar provisoriamente nas instalações cedidas pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), com projeto pedagógico coordenado pelo professor doutor. Antônio Carlos Alessi. O curso de Zootecnia começou a funcionar em 18 de agosto de 2003.
No dia 28 de março de 2006, foram inauguradas as instalações do Campus da Unesp Dracena, localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), na altura do km 651, no município de Dracena.
Atualmente, as instalações do campus possuem salas de aulas, biblioteca, administração, sala de docentes, laboratórios didáticos e de pesquisa, sala de docentes, cantina, auditório, instalações zootécnicas, entre outros.
A faculdade de Zootecnia tem como principal objetivo a formação de profissionais de nível superior, com sólida base de conhecimentos científicos, capacitados a atuar junto aos meios de produção, pesquisa, ensino e extensão zootécnica, agregando valores e otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis, com tecnologias social, ambiental e economicamente adaptáveis, visando o aumento da produtividade animal.
No dia 4 de março deste ano foi realizada a aula inaugural do curso de Engenharia Agronômica.
A partir de 2014 serão contratados aproximadamente 19 novos docentes para ministrarem disciplinas no curso e 17 servidores técnicos e administrativos.
Os cursos funcionam em período integral e desenvolvem diversos trabalhos de pesquisa e extensão voltados à comunidade.
PÓS-GRADUAÇÃO
– Além dos cursos de graduação em Zootecnia e em Engenharia Agronômica, a Unesp oferece o curso de pós-graduação (mestrado) em Ciência e Tecnologia Animal.
O quadro de funcionários é composto por 52 servidores, sendo 30 técnicos administrativos e 22 docentes. Atualmente possui 260 alunos que residem em diversas cidades do estado de São Paulo e de outros estados do País, inclusive Amazonas e Pará.
Os cursos são gratuitos aos alunos. As perspectivas para o crescimento da Universidade em Dracena, de acordo com a coordenadoria são as melhores possíveis. “A universidade pública tem como característica um crescimento gradual, sólido e irreversível, obviamente contribuindo de forma essencial para o desenvolvimento de Dracena e toda a região”, informa a coordenação.
No próximo ano deve iniciar internamente o processo de discussão para a que sejam elaboradas propostas para a administração central da Universidade, visando à implantação no campus de novos cursos relacionados à área de Ciências Agrárias.
REFLEXOS ECONÔMICOS
– Estima-se que para cada grupo de 100 alunos, há uma injeção de aproximadamente R$ 1,5 milhão por ano na economia local. “Esperamos que num futuro breve, grande parte do orçamento anual do município de Dracena seja composto por recursos oriundos da Unesp”, reitera a coordenadoria do campus.
A Unesp de Dracena é dirigida pelo professor doutor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, graduado em Engenharia Agronômica pela ESAL (Escola Superior de Agricultura de Lavras).
Concluiu o curso de mestrado em Agronomia, Área de Concentração em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras em 1995 e doutorado em Agronomia, área de concentração Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras em 2000.
Realizou pós-doutorado em Agronomia, área de concentração Fitotecnia pela UFV (Universidade Federal de Viçosa) – Minas Gerais, tendo concluído em 2002. Desde 2003 é docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Unesp – Campus de Dracena. Obteve a livre docência em 2011, passando a exercer a função de professor adjunto.
Vice-diretor: Professor doutor Fábio Erminio Mingatto. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP-1994), mestrado em Bioquímica pela USP (1998), doutorado em bioquímica pela USP (2002) e Livre-Docência em Bioquímica Animal pela Unesp (2011). Atualmente é professor adjunto da Unesp-Campus de Dracena.