Nos próximos dias, a Câmara Municipal de Monte Castelo, deverá se reunir em sessão normal ou extraordinária, para votar o pedido de instauração de Comissão Especial de Inquérito (CEI), que apurará denúncias de recebimento de propina por parte do prefeito Odair Sillis (PMDB), junto ao dono da empreiteira que está construindo uma creche na cidade com dinheiro do Governo Federal. A informação é do vereador e presidente do Legislativo do município, Edson Carlos Oliveira da Silva (DEM).
Segundo ele, por enquanto, os vereadores estão sendo orientados dos procedimentos que são tomados diariamente em relação ao caso para que possam informar a população corretamente.
Edson afirmou que ontem esteve em Presidente Prudente, onde foi até a sede da Polícia Federal em busca de cópias de documentos sobre as investigações, porém não conseguiu em função do segredo de justiça no caso. Ele também foi até a sede da TV Fronteira, onde protocolou pedido de cópias da filmagem da reportagem que mostra o prefeito recebendo dinheiro do empreiteiro.
Edson Carlos Oliveira da Silva disse ainda que tudo deve ser feito com cuidado e de forma certa. Ele acredita que embora no Legislativo de Monte Castelo tenha cinco vereadores da situação, se for votada a instauração da CEI, com certeza será aprovada.
A Câmara Municipal da cidade possui nove vereadores.
Edson Carlos não quis adiantar qual a pretensão dos vereadores que vão se reunir com o departamento jurídico para definir a posição a ser tomada.
O caso de recebimento de propina ou corrupção em Monte Castelo, com relação ao prefeito Odair Sillis foi destaque na imprensa regional, estadual e nacional na terça-feira e ontem. Sexta-feira, da semana passada, o Jornal Regional acompanhou a vinda dos policiais federais em escritório no centro da cidade.
As imagens do prefeito Odair Sillis pegando o dinheiro das mãos do empreiteiro foram mostradas no Jornal Nacional, Jornal da Globo, Bom Dia Brasil e no Jornal Hoje, assim como nos sites da região.