A Secretaria Municipal da Saúde, através da Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias), dá início amanhã (23), ao arrastão de limpeza contra a dengue e leishmaniose, em Tupi Paulista. Além de orientar a população, os agentes estarão visitando os quintais, para a verificação e eliminação de focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.
De acordo, com Jairo dos Santos Silva, supervisor da Emvicen, as constantes e intensas chuvas na cidade, têm aumentado o número de criadouros do mosquito da dengue.
Um caminhão auxiliará no recolhimento de recipientes não utilizados e que possam acumular água. Embora o trabalho seja direcionado ao combate da dengue, os agentes também ficarão atentos ainda as condições gerais de limpeza dos terrenos, já que o acúmulo de folhas e outros detritos, facilita a procriação do mosquito palha, transmissor da leishmaniose.
A cidade foi dividida em três setores e o serviço começará pela Vila Nova e se estenderá aos outros setores. A profissional de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Emvicen, Lienai Nunes R. Nascimento, alerta os moradores a “facilitarem o acesso dos servidores municipais aos quintais, para um resultado satisfatório do trabalho”.
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos de 15 a 20 dias.