A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), promove, neste sábado, 12, o mutirão de coleta de sangue para exames de paternidade (DNA). A análise laboratorial será realizada com 594 famílias da regional administrativa de Presidente Prudente, que inclui 33 cidades, entre elas Rosana, Presidente Venceslau, Euclides da Cunha Paulista e Teodoro Sampaio.

Este será o último mutirão do ano. Em 2009, o instituto atendeu as regionais de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Santos, Taubaté e Araraquara. O Mutirão 2009 beneficiou 8.145 mil famílias agendadas na descentralização (regionais do interior). Até agora, foram feitos 5.569 mil atendimentos e realizadas 3.927 mil coletas. A coleta é realizada apenas quando todas as partes comparecem na data agendada.

As convocações fazem parte de uma iniciativa que visa agilizar o processo de coleta de sangue para investigação de paternidade no interior e litoral de São Paulo e zerar a fila, paralelamente às rotinas semanais de coleta vigentes em dez regionais.

Sobre o exame de DNA

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com foto e certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta.

O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Sobre o Imesc

Desde sua criação, em 1970, o instituto trabalha no atendimento ao público e pesquisa científica. Considerado um dos maiores e mais modernos Centros de Investigação de Paternidade do mundo. O Imesc também realiza perícias médicas das mais diversas especialidades, mantendo constante política de atualização e capacitação do quadro de peritos, através de cursos direcionados aos profissionais da Medicina Legal, visando sempre a qualidade e respaldo técnico para o cidadão. Também é pioneiro na utilização de recursos da telemática usados na prática preventiva do uso indevido de drogas no Brasil, por meio do Centro de Informações sobre Drogas, o Infodrogas, além de colaborar com a Universidade de São Paulo (USP) nas atividades docentes e de pesquisas referentes às matérias técnico-científicas.

Serviço
Mutirão de coleta de sangue para exames de DNA
Data: sábado, 12
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Escola Estadual Monsenhor Sarrion
Endereço: Rua Marcondes Filho, 93 – Vila Roberto