A Secretaria de Saúde de Adamantina, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou na tarde desta terça-feira (9) mais um resultado de caso positivo de dengue, em um rapaz de 19 anos, morador da região central do município. Até o momento são 26 casos positivos na cidade, sendo um importado e 25 autóctones – contraído na própria cidade.
Semana passada, quando o município ainda tinha 20 ocorrência da doença, o chefe do departamento de Controle de Vetores de Adamantina, Luiz Carlos Putinatti, revelou ao Portal que a situação na cidade já era considerada epidêmica. A exemplo de Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Saúde estuda elaborar um projeto de lei para que proprietários de imóveis em que forem encontrados focos do mosquito Aedes aegypti sejam multados.
Conforme Putinatti, uma explicação para o alto número de casos de dengue confirmados este ano é a presença de turistas na cidade. “Com base nos estudos que fizemos, percebemos que em dezembro muitas pessoas de outros estados estiveram na cidade para passar fim de ano e a maioria já estava com os sintomas do vírus. A Sucen [Superintendência de Controle de Endemias] diz que a epidemia vem a cada dois anos no município. Como tivemos uma em 2007, este ano já estamos tendo outra”, afirma o chefe do departamento de controles de vetores, lembrando que em 2007 foram registrados mais 300 casos da doença na cidade.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Adamantina, a Secretaria Municipal de Saúde está estudando a aplicação de multas para os proprietários de imóveis ou estabelecimentos em que forem encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.