Na última quarta-feira, aconteceu na Divisão Municipal de Ensino, a solenidade de instituição da Associação de Catadores de Junqueirópolis – ACAJUNQ, com a formação de um grupo de catadores composto por 15 famílias, que tem como objetivo a implantação da coleta seletiva no município.
A ação está sendo desenvolvida entre parceria com a Prefeitura, catadores e comunidade, o qual é um trabalho conjunto com as Diretorias Municipais de Planejamento, Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação e Cultura, além do apoio da Associação Comercial e Empresarial e empresas.
Segundo o diretor da Agricultura e do Meio Ambiente, Osvaldo Dias, o sistema de coleta seletiva está previsto para começar suas atividades no mês de abril e a sede para a realização dos trabalhos será implantada ao lado do barracão de separação, classificação, prensa e armazenamento do lixo no prédio do antigo Matadouro que passa por reformas para maior adequação.
Para a realização desta assembleia e aprovação do estatuto social estiveram conduzindo os trabalhos de formação do grupo os consultores da Reciplan, Antônio Domingos Dal Más e Adelaide Minini Lage Fernandes.
Estiveram presentes a solenidade a vice-prefeita e diretora da Assistência e Desenvolvimento Social, Marlene Trevisan; o secretário administrativo Mauro Manfredini; o diretor da Agricultura e Meio Ambiente, Osvaldo Dias; o gestor ambiental, Wainer Chiari; a supervisora da Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Junqueira de Sousa e a coordenadora da Assistência e Desenvolvimento Social, Mariza Mistrinel Pimenta.
A primeira diretoria da associação ficou constituída com o conselho administrativo formado por Valdir de Oliveira “Ligeirinho”, presidente; Zilda Feliz, vice-presidente; Luzinete Bortoline, secretária; Nadi Maire Nascimento Pinheiro, 1º tesoureiro; Aparecida Márcia Nascimento, 2º tesoureiro e Emília Jordão a suplente. Coordenadora da associação: Zulmira Maria Jacomeli Pererira. Conselho Fiscal: presidente Josenilda Aparecida Xavier e membros Eva Maria do Nascimento, Rosana da Silva Portari, Aparecida Rosana da Silva e suplentes Lidiane da Silva e Luzia Francisca Silva Scarella.