Lançado na manhã desta sexta-feira (26), no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, o catálogo “Circuito Turístico Oeste Rios”, dentre outros objetivos, visa aumentar em 50% até 2012 o fluxo de turistas nos 10 municípios da região contemplados por ele. De iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), a expectativa é que este número traga fortalecimento às empresas turísticas e valorize o setor na região, que tem como principais atrações festas populares, balneários e pousadas.

Os municípios envolvidos com o circuito são: Presidente Prudente, Iepê, Martinópolis, Panorama, Paulicéia, Presidente Epitácio, Rancharia, Rosana, Santo Expedito e Teodoro Sampaio.

Segundo o diretor financeiro e administrativo do Sebrae-SP, José Milton Dallari, o circuito dará suporte de forma sustentável ao setor turístico da região, aumentando a competitividade entre as micro e pequenas empresas, auxiliando no desenvolvimento e reconhecimento dos produtos exclusivos do segmento.

“Nosso objetivo é mostrar as qualidades turísticas dos municípios, dando ênfase a suas culturas e costumes. Fica evidente que a partir deste ponto a economia da região se desenvolve e, com isso, a qualidade de vida. O circuito vem dizer aos empreendedores que é possível investir no setor de turismo no oeste paulista”, afirma Dallari.

O gerente regional do Sebrae em Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante, diz que entre os grandes benefícios para a região, o catálogo do circuito facilitará na organização dos turistas, além de informar opções de lazer e cultura. “O catálogo faz com que as pessoas possam conhecer em massa o que o oeste paulista tem de bom no setor. Muitas pessoas não conhecem o que a própria cidade tem de cultura ou o que a cidade vizinha oferece der lazer. E com o catálogo isso será possível, principalmente para os turistas de outros estados”, comenta.

Cavalcante ainda informa que a região tem como principais pontos turísticos o Santuário de Santo Expedito, a Pousada do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e o balneário, em Rosana, o balneário de Rancharia, os rodeios, carnavais e outras festas populares.

Em Presidente Prudente, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fábio Nougueira, enfatiza que os principais pontos são a Cidade da Criança, o Centro Cultural Matarazzo, o Parque do Povo, além das feiras de livros e artesanatos e o Festival Nacional de Teatro (Fentepp).

“Não temos um turismo natural, como praias e matas, mas espaços e eventos que chamam atenção na cidade. O turismo é sem dúvida um grande gerador de renda para a economia do município, além de ser bom para quem o pratica, na expansão de conhecimento. O circuito é um divisor de água para a região e Prudente sem dúvidas será muito beneficiada”, cita Nougueira.

Para o Prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello (Tupã), ainda há muito a fazer para que a cidade seja reconhecida como polo turístico. “Estamos em construção com o nosso setor turístico. Temos a Cidade da Criança, o Matarazzo, em obra está o Parque Aquático, além de eventos culturais. O que é interessante do circuito é que os turistas podem criar uma agenda, um trajeto, ou seja, visitar Prudente, Rosana, Teodoro Sampaio, tudo na sequência, dando a oportunidade de conhecer as atividades do oeste paulista. Sem dúvida isso vai enriquecer os municípios, não só na economia, mas na divulgação de suas culturas e valores”, ressalta Tupã.

Já para o prefeito de Teodoro Sampaio, José Ademir Infante Gutierres, o catálogo do circuito vai além das expectativas previstas. “O Sebrae realiza isso com muita competência. E com certeza não só o que é cultura para nós será reconhecida pelos turistas, mas até o que é de características cotidiana. Por exemplo, em Teodoro temos os assentamentos rurais, coisa que em São Paulo [Capital] não tem. Acredito que venham turistas apenas para conhecer os assentamentos, assim como as características de outros municípios”, diz ele.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) desenvolve o Circuito Turístico Oeste Rios desde 2005. Esta é a primeira vez que o evento tem abertura na região.