A Secretaria de Assistência Social de Presidente Prudente realizou nessa segunda-feira (8), às 16h, na sala de cinema do Centro Cultural Matarazzo, um evento da Rede Prudente Mulher em referência ao Dia Internacional da Mulher. No encontro foram divulgados números de 2009. A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) registrou 532 boletins de ocorrência no ano passado e abriu 296 inquéritos policiais. Na Defensoria Pública foram 136 atendimentos com relato de violência doméstica (88 na área civil e 48 de execução criminal). O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) atendeu 176 novos casos e seguiu o acompanhamento de 408.
O evento foi organizado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social Creas/Cram – atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica – e reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades, convidados e integrantes da Rede Prudente Mulher.
Na ocasião, foi apresentado um vídeo de 35 minutos. O documentário “Empoderadas” contou a história de cinco mulheres que foram atendidas pelo Creas e superaram a situação de violência. Além de depoimentos da equipe do Cras. Em seguida, as mulheres foram homenageadas com flores. O vídeo foi produzido por alunos do curso de Comunicação Social da União das Instituições Educacionais de São Paulo (Uniesp), com orientação do professor Luiz Fernando Martinez.
Segundo a coordenadora do Creas/Cram, Simone Duran, após a apresentação no Matarazzo o objetivo é divulgar o vídeo nas universidades e escolas da rede municipal de ensino. “O vídeo foi produzido para servir como material educativo nas escolas”, ressalta.
De acordo com Simone, o encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher teve como finalidade apresentar o trabalho do Cram e de oficializar a Rede Prudente Mulher a toda sociedade. Além de divulgar o plano de ação da rede e abrir o convite a novos participantes. “A intenção foi de proporcionar uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade”, enfatiza ela.
O trabalho da Rede Prudente Mulher é articulado por diversas instituições que tem como foco a defesa das mulheres em situação de violência doméstica. Compõem a rede: a equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social Creas/Cram, Polícia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), entre outros.