Prefeituras da região de Presidente Prudente atendidas pela Caiuá distribuidora de energia e que possuem receitas próprias através da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) para manutenção desse serviço, estão preparando equipes específicas para atuarem na iluminação pública. É o caso de Adamantina, que possui uma equipe com quatro funcionários vinculados à Secretaria de Obras e Serviços e que já atuam na modernização e manutenção da iluminação.

Aproveitando o programa de treinamentos da Caiuá para prevenção de acidentes de natureza elétrica, a equipe da prefeitura de Adamantina participa até o final de março das atividades de treinamento coordenadas pelo Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt), no Escritório Regional da Caiuá, em Presidente Prudente.

Segundo o engenheiro de segurança, Vinicius de Oliveira Motta, o treinamento terá 40 horas. “O profissional com capacidade técnica e bem treinado consegue identificar os riscos aos quais estão sujeitos no cotidiano e adotar medidas preventivas que viabilizam um trabalho seguro”, afirma.

“Todas as vezes que houver a intervenção em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais”, complementa Motta.

Para o encarregado da equipe da Secretaria de Obras de Adamantina, José Ramos de Oliveira, a medida possibilita que os trabalhadores evidenciem os riscos da atividade e atuem preventivamente e dentro da legislação vigente.

O eletricista Joaquim de Almeida já está trabalhando na manutenção da iluminação pública de Adamantina e sabe os riscos da atividade. “Quanto mais informações tivermos, mais capacitados estaremos para trabalhar na prevenção de acidentes elétricos.”

O treinamento faz parte do Programa “Segurança em Primeiro Lugar”, lançado no ano passado em todas as empresas da Rede Energia.