Embora nem todas as pessoas deixem de consumir a carne vermelha no período da Quaresma, ainda é uma tradição comer peixe, o que movimenta o comércio de pescado em Panorama.
De acordo com Walter Carvalho da Silva, proprietário da Peixaria Pintassilgo, a Quaresma é uma boa época para os pescadores, é quando o seu estabelecimento é mais procurado em busca dos peixes. O pintado é a espécie mais procurada; em segundo lugar, vem a piapara. Os peixes sofreram uma alta de 20% em relação há outros anos.
Silva afirma que o volume de venda de peixes começou antes mesmo da Quarta-Feira de Cinzas, o que não acontece no dia-a-dia. “Nestes dias estamos sempre vendendo alguma coisinha”, completa.
O pescador João Paes de Franco, de 38 anos, e que está no ramo há 20 anos garante que na época da Quaresma é capaz de vender 30 quilos de peixes. “Existe a procura pelo pescado, mas em algumas ocasiões não temos o que vender por consequência das medidas imposta pelos órgãos ambientais. Medidas consideradas altas para espécies encontradas no Rio Paraná, situação ruim para quem é pescador profissional”, disse Franco. Ele também afirmou que na Semana Santa a procura é ainda maior, e que se conseguir pescar uma boa quantidade saberá certamente que terá venda garantida. A clientela, em sua maioria, é formada por pessoas residentes em outras cidades da região.