O promotor de Justiça do Meio Ambiente Nelson Roberto Bugalho confirma que protocolará na próxima segunda-feira (29) seu distanciamento do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE) para se candidatar a deputado federal nas eleições deste ano. Depois de se afastar da função, ele deve se filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

O Portal havia adiantado a possível candidatura do promotor, numa dobradinha com o candidato à reeleição a deputado estadual Mauro Bragato. Na reportagem feita em dezembro, Bugalho declarou que outros três partidos também o convidaram, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Verde (PV) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). No entanto, a proposta Tucana feita pelo deputado Mauro Bragato seria a única ser estudada.

O próprio Bragato confirmou a proposta feita pessoalmente a Bugalho. “A intenção é que ele saia como deputado federal e eu, como estadual”, disse.

Membros no Ministério Público que queiram se candidatar numa eleição devem se afastar da promotoria no prazo de seis meses antes do pleito, conforme diz o artigo primeiro da lei complementar 64/90, o que seria até 3 de abril de 2010, tendo em vista que o primeiro turno da eleição ocorre em 3 de outubro.

“Na próxima segunda-feira (29), irei a São Paulo oficializar o distanciamento e depois vejo minha filiação ao partido”, afirma o promotor Nelson Bugalho.

Perfil

Nelson Roberto Bugalho é graduado em direito pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente (1985), especializado em Direito Penal pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo Presidente Prudente (2001) e mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é professor universitário da Toledo Prudente e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.