O Instituto de Terras (Itesp) implantou, no dia 17 de março, mais um assentamento da reforma agrária no Estado de São Paulo, em área arrecadada judicialmente em 2007. É o assentamento Nossa Senhora das Graças, em Caiuá e Presidente Venceslau, no Pontal do Paranapanema, que beneficia 66 famílias numa área total de 1.544,66 hectares. Na região Oeste, já são 107 assentamentos atendidos pelo Itesp, somando 5.647 famílias assentadas em 137.160,73 hectares. Em todo o Estado, os 173 assentamentos assistidos pelo Itesp somam 10.246 famílias assentadas em 225.062,98 hectares.
O evento, em que foram entregues os Termos de Permissão de Uso às famílias de agricultores da região aprovadas no processo público de seleção, contou com as presenças do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey e do diretor executivo do Itesp, Gustavo Ungaro, entre outras autoridades.
“O Itesp já investiu R$ 80 mil em abertura de estradas, e mais R$ 180 mil estão sendo contratados até o próximo mês. Mais um poço será feito e as famílias recebem mudas, sementes, kits para produção e renda, além do apoio técnico para obtenção dos financiamentos próprios da reforma agrária, com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida”, afirmou o diretor executivo do Itesp, comemorando a conquista coletiva.