Realizado em Presidente Prudente o primeiro encontro com os representantes do Polo Regional Oito, que abrange 65 municípios. Organizado pela prefeitura de Prudente a pedido do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem), o evento teve como objetivo realizar um diagnóstico da atual situação dos museus regionais.

 

Segundo o coordenador do Polo Regional e diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Prudente, Ronaldo Macedo, dos 65 municípios integrantes, apenas 10 possuem um museu em funcionamento. “Alguns possuem apenas uma casa de cultura, outros estão em formação ou apenas tem proposta de criação”, diz.

 

De acordo com ele, o encontro foi realizado para que as instituições apresentassem suas reivindicações e necessidades ao Sisem. “A principal solicitação do Polo Regional para Prudente é a implantação de um curso para recuperação de documentos antigos”, afirma.

 

O maior acervo que o museu de Prudente possui é de documentos históricos. Segundo o seu diretor, faltam técnicas e recursos para viabilizar o armazenamento correto. “Temos mais de 60 mil documentos, desde total apenas 5 mil estão catalogados”, comenta Macedo.

 

Sisem é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. O sistema foi criado em janeiro de 1986, no entanto, em 2008 passou por uma reestruturação, para integrar os museus paulistas. Além disso, fomentar programas, atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico para os museus do Estado.