DA REDAÇÃO
Em Osvaldo Cruz, na noite de domingo, 15, às 22h42, policiais militares estavam no atendimento de uma ocorrência quando, pela via, foram surpreendidos por pedidos de socorro de um rapaz, que estava defronte sua residência em estado de desespero e pavor, devido ter sido acometido por um engasgamento.
Imediatamente, os militares iniciaram a manobra Heimlich ainda na via pública tendo obtido êxito em desobstruir parcialmente as vias áreas.
Em seguida foi socorrido até a Santa Casa local onde permaneceu em observação sob cuidados médicos. Passado o susto, a vítima agradeceu a ação dos policiais militares envolvidos pelo empenho e rapidez na ação policial que resultou em seu salvamento.
A reportagem traz orientação sobre como fazer a manobra Heimlich corretamente de acordo com matéria publicada no site do Governo do Estado de São Paulo.
MANOBRA HEIMLICH: É uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias. Assim a vítima fica impedida de respirar. Na prática o procedimento induz o paciente a uma tosse artificial, que expele corpo estranho e assim desobstrui a traqueia da vítima. E, as vítimas precisam de procedimentos diferentes. A seguir separamos pelo tipo de vítima e listamos o passo a passo.
BEBÊ ENGASGADO
Deitar a criança sobre o braço;
A cabeça deve estar um pouco mais baixa que o tronco;
Observar se tem algum objeto na boca que possa ser retirado;
Se a criança continuar engasgada, deve-se incliná-la de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.
PESSOAS ACORDADAS
Posicionar-se por detrás da vítima, abraçar a vítima com apenas um braço
Fechar a mão, com o punho fechado e o polegar por cima. Posicionar a mão na parte superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica
Colocar a outra mão sobre o punho fechado bem firme
Puxar com força as mãos para dentro, como um abraço apertado, e também puxar para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax
Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, sempre observar se o objeto já foi expelido e se a vítima respira
PESSOAS DESACORDADAS
Sentar-se de frente para a vítima, sobre sua bacia ou pernas
Posicionar as mãos abertas, uma sobre a outra na região superior do abdômen, próxima ao tórax
Fazer uma forte pressão e também fazer movimentos para cima, utilizando o peso do corpo
Repetir quantas vezes forem necessárias