O Santuário Nacional de Santo Expedito espera a participação de aproximadamente 60 mil pessoas nos três dias de festa que ocorre neste final de semana. Neste sábado (17) tem início da Festa do Milho e no domingo (18), a Missa do Romeiro. Para esses dois dias a expectativa é a presença de 10 mil pessoas. Apenas na segunda-feira (19), dia em ação de graças ao santo, cerca de 50 mil fiéis são esperados na cidade.

Conforme o Portal noticiou, a Festa do Milho será realizada com 5 mil espigas plantas e cultivadas por voluntários do município. No último dia 6 de abril foram colhidas e deste então estão sendo preparadas comidas típicas do milho, a serem comercializadas na festa.

O domingo (18) será marcado pela Missa dos Romeiros, às 10h, e em seguida a haverá uma roda de viola, um momento de música raiz com violeiros da região.

Segundo o pároco do santuário, Padre Humberto Laércio Baptista de Souza, para este ano talvez a participação dos fiéis diminua em relação a 2009 em decorrência de a data em honra ao padroeiro da cidade cair em dia letivo. Ano passado foi no domingo.

“No ano passado tivemos cerca de 50 mil fiéis no dia 19. Para este ano, apesar de ser na segunda-feira, torcemos para que tenhamos o mesmo público. Estamos preparando uma maravilhosa festa e todos os dias teremos a praça de alimentação, com comidas típicas e todo dinheiro arrecadado será revertido para a construção do Santuário Nacional de Santo Expedito”, pontua o sacerdote.

Ao todo, a obra do Santuário de Santo Expedito terá 9 mil metros quadrados, com um orçamento estimado em R$ 9 milhões. Uma média de R$ 1.000 por metro quadrado. O projeto arquitetônico prevê a construção subdividida em capelas, confessionários, sala das promessas e uma ampla igreja para acolher os milhares de devotos. Tudo construído em terreno doado pela iniciativa privada.