Polícia Civil faz ação educativa de prevenção ao uso de drogas em escolas da rede pública e privada de Dracena

Cedida Polícia Civil
Alunos do Colégio Anglo-CID e da Escola Estadual Engº Isac Pereira Garcez participaram dos eventos

DA REDAÇÃO

 

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, ministrou na quarta-feira (18), duas palestras relacionadas a orientação e conscientização sobre prevenção ao uso nocivo de substâncias lícitas e ilícitas, para alunos de instituições de ensino da rede estadual e privada, do município de Dracena.

No Colégio Anglo-CID o encontro aconteceu, no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, com alunos do 1º, 2º e 3º ano, do ensino médio. Já na Escola Estadual “Engº Isac Pereira Garcez” o evento foi realizado, no auditório do salão nobre, e contou com a participação de alunos do 9º ano, do ensino fundamental.

Com um bate-papo didático e objetivo, utilizando recursos audiovisuais, as palestras foram ministradas pelo agente policial Reginaldo Rosa, que fez abordagem sobre os diversos tipos drogas lícitas ou ilícitas, e a consequência do uso prematuro e prolongando destas substâncias psicoativas e que poderá ao longo tempo afetar o organismo do adolescente, uma vez que ainda está em formação, e podendo alterar ainda as funções cognitivas do cérebro, diminuindo a concentração, a atenção e o pensamento, tendo reflexo no baixo desempenho escolar.

O policial civil salientou também que de acordo com dados estatísticos (Pesquisa Nacional de Saúde Escolar – 2015) a média de idade no Brasil, para o primeiro contato com o consumo de álcool (droga lícita) se dá aos 12,5 anos. Ressaltando ainda que a oferta por bebidas alcoólicas, muitas vezes, acontece dentro do habitante familiar. E que neste contexto, se destaca o papel da participação da família (pais e responsáveis), como um elo correlato na busca da conscientização e da proteção para o desenvolvimento saudável da saúde física e mental do adolescente, juntamente com a escola.

Ao final de cada encontro, os estudantes puderam também fazer perguntas e sanar suas dúvidas sobre o conteúdo abordado.  A direção e coordenação de ambas as escolas, agradeceram o apoio educacional da Polícia Civil, por tratar da temática de maneira preventiva, visto ser a dependência química um dos principais problemas de saúde pública no mundo, causando também fator de evasão dos alunos das escolas.  Na Escola Estadual “Engº Isac Pereira Garcez” o evento contou ainda com a participação do Sargento do Exército Thiago Cesar Marques de Carvalho, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Dracena e da Conselheira Tutelar Clauci Gonçalves da Silva Carlos.