O departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Osvaldo Cruz confirmou dois novos casos de dengue nas últimas semanas na cidade, elevando para 739 o número de constatações positivas da doença na cidade.
Desde o início do ano, foram 1.084 notificações, das quais, 739 foram confirmadas. Entretanto, dentre as confirmações, mais de 100 não passaram por exames, mas foram considerados positivos por diagnóstico indireto em função de os pacientes terem apresentado outros sintomas. Então as autoridades de saúde contabilizam como dengue, mas podem ser portadores de outras enfermidades como viroses, por exemplo, que tem sintomas semelhantes.
A diferença entre uma classe e outra aguarda resultados. Somente dois dos casos confirmados teriam sido contraídos fora de Osvaldo Cruz (importados) outros 737 pacientes contraíram dengue na própria cidade (autóctones).
Mesmo com o aumento do número de doentes, a incidência dos casos de dengue diminuiu nas últimas semanas em Osvaldo Cruz.
No mês de maio a cidade chegou a registrar mais de 100 casos em duas semanas. Com as baixas temperaturas dos últimos dias e o tempo seco houve redução da infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, diminuição da transmissão da doença.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são: febre alta (39°C a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças).
Caso apresente esses sintomas, recomenda-se não tomar nenhuma medicação por conta própria e procurar atendimento médico em um posto de saúde próximo.
Assessoria de Imprensa