Nesta quinta-feira, 10 de junho, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entrega mais 108 imóveis na região de Presidente Prudente. Serão 54 casas em Rancharia e 54 em Regente Feijó.
Quase todas as famílias beneficiadas têm rendimento mensal entre um e três salários mínimos. A cerimônia de entrega das chaves em Rancharia acontece às 10 horas, na Avenida João Francisco Grilo, s/nº., Distrito de Gardênia.
Em Regente Feijó, o evento será as 14h30, na Avenida Brasil, s/nº, Distrito do Espigão.
Os imóveis possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 43,18 m² de área construída. O projeto permite ainda a ampliação para mais dois cômodos. A CDHU investiu R$ 3,7 milhões nos empreendimentos. Do total de famílias beneficiadas, 99 foram selecionadas por meio de sorteio público e participaram da construção das moradias. As
nove restantes foram destinadas ao reassentamento habitacional de famílias que viviam em áreas de risco em Rancharia.
Os conjuntos habitacionais tiveram as obras paralisadas por determinação judicial em 2007. Com a retomada, além da substituição de materiais, a CDHU acrescentou melhorias do novo padrão de construção, como aquecedor solar para água do chuveiro, forro de PVC, piso em todos os cômodos e azulejos na pia da cozinha e banheiro. Na área externa, as casas têm muro divisório e receberam tratamento paisagístico com gramado, jardim frontal e calçadas.
A CDHU prevê entregar mais de cinco mil moradias na região de Presidente Prudente até dezembro de 2010. Dos imóveis que tiveram as obras paralisadas, mais de 90% já foram retomadas ou estão em processo de reinicio. Na última semana, o superintendente de Obras da CDHU esteve reunido com prefeitos da região para discutir a retomada das obras ainda paralisadas.
O prazo para quitar o financiamento habitacional é de até 25 anos. As prestações têm subsídio do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a renda das famílias beneficiadas. Aquelas que ganham até três salários mínimos vão desembolsar 15% dos rendimentos. O valor da menor prestação é de R$ 76,50.