Após um longo trabalho de diagnóstico, pesquisa e trabalho de campo foi iniciado no último dia 31, as aulas da EJA no Polo do Reassentamento Buritis, que tem recebido alunos dos assentamentos Regência, Santo Antonio e das fazendas do entorno. A demanda de alunos foi suficiente para que fossem formadas duas salas de aula, uma de termo I (1ª e 2ª série) e outra de termo II (3ª e 4ª série), totalizando 28 alunos frequentes. Vale ressaltar que, no Polo da zona urbana, na EMEF Raquiel Jane Miranda a quantidade de alunos aumentou consideravelmente e estão frequentando as aulas regularmente.

A Coordenadoria Municipal da Educação reconhece o esforço dos alunos, visto que todos trabalham e além do compromisso familiar, têm demonstrado muita satisfação em retornar a estudar, como relatam alguns alunos “Agora, não vou mais ficar em casa, irei todos os dias para a escola” e ainda “hoje aprendi três coisas que não sabia escrever o S do lado certo, W e o Y”.

O PROGRAMA COMPROMISSO – O São Paulo Analfabetismo Zero em Paulicéia foi uma iniciativa entre o governo estadual e municipal, porém as ações desenvolvidas foram todas elaboradas e custeadas pelo município. Entre as ações destaca-se o monitoramento da frequência dos alunos, projeto de incentivo a assiduidade, acompanhamento no planejamento, aplicação e reflexão das aulas juntamente aos professores.

Para o prefeito Ronney, o coordenador municipal da Educação, Rubisval, juntamente com Equipe de Planejamento/Projetos, há que se comemorar o sucesso inicial deste programa, porque será através destas iniciativas e do empenho de todos os envolvidos que a população alcançará a verdadeira cidadania.