Na última sexta-feira (18) teve início a preparação de seminário para debater a inserção de pessoa portadora com deficiência no mercado de trabalho em Presidente Prudente. Nesta quarta-feira (23), às 9h, a programação deverá ser definida, em nova reunião dos envolvidos nesta iniciativa na sede regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), no Parque do Povo. Inicialmente, a previsão é de que evento ocorra no dia 27 de julho.
O diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Demétrio Zacharias diz que a lei de cotas tem sido de vários debates, inclusive em decorrência de que muitas vezes a empresa tem vaga, mas não encontra o portador de deficiência devidamente qualificado para preencher a vaga. ´´Então, o que nos queremos é oferecer mecanismos de qualificação para estas pessoas, incluindo alfabetização, profissão e empreendedorismo“, diz Zacharias.
A proposta inicial é de que o Sesi ofereça a alfabetização, o Senai e o Senac a profissão e o Sebrae a condição de quem pretenda se estabelecer como micro ou pequeno empresário.
´´É uma iniciativa que atende a solicitação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), Carlos Dias“, conta o dirigente da Fiesp. Além dos dois, participaram da reunião Fernando Carbalhal, Pérsio Isaac, Eduardo Chezini e Itamar de Oliveira, do segmento empresarial.
Também estiveram presentes os diretores do Sesi Laércio Doglas e da Escola Senai Santo Paschoal Crepaldi, Sebastião de Andrade; o vereador cadeirante Douglas Kato (PV); o diretor do Departamento de Produção Animal da Sedepp, Wandercy Vieira Galvão; e gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, se fez representar.