Panorama concluiu o curso de formação continuada de professores em tecnologias de informação e comunicação acessíveis pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) desenvolvido pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) com sucesso e foi referência para outros municípios. O curso teve duração de 180 horas, distribuído ao longo de 21 semanas estruturado em seis módulos.
Um dos objetivos do curso é aperfeiçoar e formar em serviço, na modalidade à distância, via internet, professores de escolas públicas inclusivas, com efetiva docência na Educação Básica, na apropriação e aplicação pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito da Educação Especial, e a metodologia do curso está fundamentalmente centrada na realização das atividades solicitadas na agenda e na interação do professor com o ambiente, no trabalho com alunos, na participação em fóruns, bate-papo, interação com os colegas e os formadores/monitores e auto-avaliação.
As cursistas de Panorama obtiveram a aprovação em todas as disciplinas, segundo os critérios adotados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Esse é o terceiro curso à distância que o município disponibilizou para os educadores da rede, os dois primeiros foi pela UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Presidente Prudente) 50 professores já estão capacitados o curso foi desenvolvido no laboratório de informática, agora estão iniciando mais cinco professores na plataforma freire com o curso práticas inclusivas.
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
A s tecnologias assistivas estão presentes no nosso dia-a-dia com grande intensidade para melhorar não só as vidas daqueles que possuem alguma deficiência, mas também nossas vidas. Toda essa conquista foi alicerçada para melhorar o aprendizado de todos os nossos alunos incluindo os portadores de necessidades especiais com três novos laboratórios de informática fornecidos pelo Proinfo em parceria com a Prefeitura.