DA REDAÇÃO
Na quarta-feira, 13, uma equipe da Polícia Ambiental realizou atendimento de denúncia sobre manutenção de aves da fauna silvestre em cativeiro em uma residência no Jardim Adamantina em Adamantina.
No local foi feito contato com a moradora (uma mulher de 59 anos) que ficou ciente da denúncia, autorizou a entrada da equipe em sua residência e acompanhou a fiscalização. No quintal foi constatada a manutenção em cativeiro de quatro aves silvestres acondicionadas em gaiola e viveiro sem autorização, sendo um papagaio verdadeiro, um pássaro preto, um galo de campina e um inhapim.
Como a mulher não possuía autorização para criar os pássaros em cativeiro, foi lavrado em seu desfavor um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2.000,00 por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre, com base no artigo 25, parágrafo 3°, inciso III da Resolução SIMA 05/2021.
As aves que estavam em estado bravio (galo de campina e inhapim) foram devolvidas ao habitat natural e as aves domesticadas (papagaio verdadeiro e pássaro preto) foram depositadas a autuada por falta de local disponível para a destinação.