O “Programa Ouvir Melhor” da secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz, que atende a pacientes com problemas auditivos, em parceria com o Projeto SARA (Serviço de Atendimento e Reabilitação Auditiva) da Santa Casa de Misericórdia de Cafelândia, entrega nesta segunda-feira (28), mais 20 aparelhos auditivos.
Desde o início do segundo semestre de 2009, foram realizadas 851 triagens e, destas, 515 pacientes foram encaminhados para atendimento especializado em Cafelândia. Contando com os 20 aparelhos auditivos que serão entregues na segunda-feira, somam-se 317 unidades que custam, em média, R$ 4 mil cada. Os aparelhos são pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do Governo Federal, e entregues gratuitamente à população.
Na última etapa, realizada nos dias 24 e 25 de maio, foram feitas 120 avaliações de ouvidos em pacientes que procuraram o Centro de Saúde do município. Esta é a última turma dos que foram avaliados no primeiro semestre do ano e encerram as entregas de aparelhos do mutirão de maio.
Os atendidos são encaminhados para Cafelândia onde recebem, além do aparelho de audição, treinamento para o uso e manuseio. O transporte e a alimentação dos pacientes também são gratuitos e oferecidos pela Prefeitura de Osvaldo Cruz.
A secretaria municipal de Saúde começa a cadastrar nova turma para o próximo mutirão que ainda será marcado.
O paciente que possui algum problema auditivo deve procurar a assistência social do Centro de Saúda, na avenida Presidente Kennedy, 686, para ser avaliado e encaminhado, se necessário, para o Projeto SARA, em Cafelândia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3528-2185.