Agrônomo que criou o Programa Município Verde Azul profere palestra em Dracena

Cedida
O engenheiro José Walter responsável por desenvolver e implantar no Estado de São Paulo o Programa Município Verde Azul (PMVA)

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Limpeza Pública e Meio Ambiente em parceira com a Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos da Região de Dracena (AEARD) e o Município Verde Azul trouxeram na semana passada, a palestra Floresta Urbana e Princípios da Poda.

O assunto foi tratado pelo engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva, responsável por desenvolver e implantar no Estado de São Paulo o Programa Município Verde Azul (PMVA).
Participaram do ato de abertura, o prefeito André Lemos; o presidente da AEARD o engenheiro agrônomo Carlos Crociolli; representando a Câmara Municipal de Dracena o vereador Danilo Ledo, demais autoridades locais, regionais e convidados.
O prefeito André citou o quanto o tema é importante para toda a cidade, envolvendo todos os moradores. Citou que é preciso haver um plano de arborização urbana, porque o que é adotado sem planejamento agora refletirá no futuro, trazendo os impactos.
“No passado, foram plantadas mudas de oitis em praticamente toda a cidade e hoje vemos que este tipo de árvore, mas principalmente devido ao seu manejo não é a mais indicada para se ter na área urbana”. André comentou que o município planeja um remanejamento dessas árvores em substituição em escala a outras espécies, com o apoio do Ministério Público.
“Temos que pensar na qualidade de vida, estética também da cidade, verificando os bons exemplos de municípios arborizados”.
O engenheiro José Walter disse que o tema é de grande relevância para todos os municípios da região e principalmente para os cidadãos, porque interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas e as mudanças de comportamento precisam acontecer o quanto antes, dentro de um planejamento municipal, para podermos desfrutar de seus benefícios.