Faleceu na tarde do último domingo, na UTI da Santa Casa de Dracena, o professor Nadir Pousa, de 78 anos, que estava internado, segundo informações da família, desde a última terça-feira (27) quando deu entrada ao hospital com problemas pulmonares.

O corpo de Pousa foi velado no plenário da Câmara Municipal, ontem, de onde saiu por volta das 17h, para o sepultamento no cemitério local. Pela manhã, autoridades políticas, local e da região, assim como populares prestaram as últimas homenagens ao professor.

O prefeito José Milanez Junior (Ting) decretou luto oficial por três dias. Ontem nenhum órgão público municipal funcionou.

Nadir Pousa era casado há 46 anos com dona Geni Guedes Pousa, com quem teve três filhos e um casal de netos.
Dirigiu a equipe do jornal Beira Rio de Panorama (conquistando vários títulos de futebol amador na região).

Sua atuação rendeu-lhe a indicação para coordenar equipes de futebol que representavam o município. Ocupou por várias vezes, a presidência da Comissão Municipal de Esportes de Panorama. Foi presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e participou de várias outras entidades.

Foi um dos incentivadores ativos da travessia do Rio Paraná a nado. O evento, considerado a competição mais antiga em águas abertas do Brasil este ano está em sua 45ª edição. Nadir Pousa esteve à frente da organização na maioria delas, agregando credibilidade e dinamismo à comissão organizadora. Nos últimos dois anos, já debilitado, colaborou com a organização do evento, fazendo o que fosse possível para que a tradição continuasse.

Ex-vereador e presidente da Câmara e ainda, ex-vice-prefeito, nunca deixou de participar ativamente das questões que envolviam o município. Seu trabalho lhe rendeu várias homenagens em vida, uma delas, o decreto de 2004, de autoria do então prefeito Francisco Ríboli Paes, que deu o nome de “Nadir Pousa” ao Ginásio Municipal de Esportes.

No meio escolar, sempre foi tido como parte da história ‘viva’ do município. Muito convidado para palestras, congressos e encontros que debatiam a história da cidade.

Em junho de 2007, foi um dos homenageados durante lançamento da cartilha de educação ambiental da Companhia Energética de São Paulo (CESP) realizada na cidade de Rosana. Nadir Pousa esteve entre os homenageados especiais, pois segundo a empresa, contribuiu para tornar o Museu de Memória Regional uma realidade. Segundo a empresa, “as pessoas homenageadas colaboraram com seu conhecimento, ensinando com sabedoria sobre a história e o passado da região”. Dentre os homenageados, Alduíno Furlan, de Caiuá; Nadir Pousa, de Panorama; Valdir Camilo de Azevedo, de Castilho, e Wilson Cruz, de Presidente Epitácio. Cada um deles recebeu um quadro do museu que ajudaram a formar.

O professor Nadir Pousa também representou o Jornal Regional em Panorama durante muitos anos. A diretoria do Regional lamenta a morte dele e envia à família sinceros votos de pesar.