Encerram na quarta-feira as aulas da turma do curso de culinária oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), órgão vinculado a Divisão de Bem Estar Social da Prefeitura de Presidente Venceslau.
Durante 30 dias, vinte alunos tiveram aulas teóricas e práticas voltadas a receitas de variados tipos de salgados e tortas. O curso foi desenvolvido na Altair Rizzon Buffet, empresa especializada no município.
O prefeito de Presidente Venceslau, Ernane Erbella, acompanhou o último dia do curso e teve a oportunidade de conversar com as alunas. “É com muita alegria que vemos um novo grupo de mulheres que acabam de receber capacitação profissional. Os ensinamentos adquiridos neste curso podem mudar a vida e a realidade de cada uma, abrindo as portas para um novo negócio, onde poderão atuar também os demais membros da casa e, assim, garantir uma melhoria na renda familiar”, disse o prefeito.
Erbella comunicou às participantes que a administração municipal tem possibilitado cursos em diversas áreas, sendo importante que os interessados procurem se informar sobre onde e quando estão acontecendo, para que possam frequentá-los.
“Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, é de grande importância o preparo e a capacitação da mão de obra. Nossa administração preza por este conceito e, por isso, continuaremos com os investimentos necessários para oferecer aos cidadãos a oportunidade de acesso ao conhecimento”, ressaltou o prefeito. “Somente assim poderão disputar em igualdade as vagas que surgem ou mesmo despertar o espírito empreendedor para iniciarem o próprio negócio”, argumentou Erbella.
O curso de culinária promovido pelo Cras é coordenado pela assistente social Elaine Faquini Castilho e se destina às famílias se encontram em alto índice de vulnerabilidade social. Totalmente gratuitas, as aulas atendem aos objetivos estabelecidos pelo Cras, os quais prevêem o desenvolvimento de potencialidades, habilidades pessoais, inclusão social, emancipação e autonomia às famílias atendidas.
Uma nova turma de culinária começa as aulas na próxima quarta-feira. Até o final do ano, outras três turmas farão o mesmo curso.
Manicure e Costura – A Divisão de Bem Estar Social da Prefeitura de Presidente Venceslau, através do Cras, deu início esta semana a dois novos cursos profissionalizantes, direcionados exclusivamente às famílias atendidas pelo Programa Renda Cidadã.
O curso de manicure está sendo feito no Cepo, com duas turmas de 15 integrantes cada, duração de três meses e total de 48 horas. O de corte e costura, por sua vez, está sendo feito na empresa Estilo Modas. Também conta com 30 alunos, duração de três meses e carga horária total de 48 horas.
Ambos os cursos estão sob coordenação da assistente social Heloísa dos Santos Martins de Oliveira.