A usina móvel de asfalto PMF e de lama asfáltica adquirida pela Prefeitura de Presidente Venceslau entrará em funcionamento nesta semana. Técnicos especialistas em maquinários para recuperação de pavimentação estarão na cidade fornecendo treinamento aos servidores municipais da Divisão de Obras designados para operar o equipamento nos serviços de manutenção da malha viária do município. Orçada em R$ 138 mil, a usina foi comprada com recursos obtidos por convênio com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Economia e Planejamento.
“É uma grande conquista para Presidente Venceslau. Com a usina de asfalto, a prefeitura poderá providenciar a manutenção das ruas com maior agilidade e menor custo. Estamos cientes da grande quantidade de serviços a serem executados e, por isso, não podemos perder mais tempo. Já a partir desta semana, usina e servidores municipais estarão realizando as obras de recapeamento de vias públicas que o município tanto precisa”, informou na manhã desta segunda-feira o prefeito Ernane Erbella.
A usina, modelo MD 1000, da fabricante Conishi, foi adaptada sob o chassi de um caminhão pertencente à frota da prefeitura. O veículo necessitou receber o reforço de um terceiro eixo para suportar o peso do equipamento com maior segurança. A usina é projetada para proporcionar a execução do pré-misturado a frio e indicada para conservação asfáltica.
“Pavimentações de novas ruas estarão sendo direcionadas a convênios e emendas parlamentares, para que possamos contratar serviços de asfalto tipo quente. A usina comprada pela prefeitura trabalha inclusive com lama asfáltica e será colocada exclusivamente para a recuperação do asfalto que já existe e que se encontra desgastado”, explica Erbella.
Com o novo equipamento o município espera economizar até 65% no valor do serviço, se comparado ao prestado por empresas do ramo. Tal porcentagem refere-se aos custos com a mão de obra. “Como estaremos utilizando trabalhadores do próprio quadro de servidores municipais, reverteremos os custos da mão de obra para a compra de materiais, o que representará um acréscimo considerável no número de ruas que receberão melhorias na cidade”, comenta o prefeito venceslauense.
A prefeitura já está providenciando a aquisição dos insumos necessários para a fabricação do asfalto. A Divisão de Obras está relacionando os logradouros que receberão as melhorias com a usina de asfalto recém-adquirida.
(Com Assessoria de Imprensa)