Por que as adolescentes engravidam tão cedo? Esta é a primeira pergunta feita pela equipe do Programa Girassol, da Secretaria Municipal de Saúde. Desta vez as orientações foram voltadas aos alunos do ensino fundamental da EE Dom Lúcio Antunes. “O objetivo da orientação é ajudá-los a pensar nas dificuldades de criar um filho tanto na condição de mãe quanto na de pai. Os alunos têm muito para curtir. A gravidez deve vir no momento certo”, orienta Andréia de Melo Dias Linhares, da equipe de trabalho do Programa Girassol.
A oficina que começou na segunda-feira (30) cumpre sua primeira etapa com os alunos do ensino fundamental. Na segunda etapa, os profissionais tratariam métodos de prevenção da gravidez, com alunos do ensino médio. Os ensinos, fundamental e médio são o público alvo do trabalho, estudantes com idades que compreendem a faixa etária dos 10 aos 19 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde.
De acordo com Andréia, a ideia dessas oficinas na escola ocorreu depois que a Diretoria Regional de Saúde de Presidente Prudente e a Secretaria Municipal de Saúde propuseram a capacitação dos profissionais para atuar nas escolas para debater o assunto com os estudantes. “Apesar do conhecimento básico desses adolescentes, eles não refletem o que realmente é ser pai ou mãe e que isso mudará sua vida radicalmente”, avaliou Andreia sobre o a forma de enfrentar a situação entre os inúmeros estudantes que passaram pela oficina desde o começo da semana.