O clima seco na região tem deixado o período mais propenso aos incêndios ambientais. Em Presidente Epitácio o Corpo de Bombeiros atendeu somente no mês de agosto 59 ocorrências envolvendo focos de incêndios. Já nos primeiros dias de setembro a corporação atendeu 11 ocorrências.

Segundo a assessoria de imprensa dos Bombeiros, este número é considerado elevado, pois durante este mesmo período no ano passado foram constatados 13 focos de incêndio em todo o mês de agosto e cinco focos de incêndio em setembro.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros João Henrique Papoti, nesta época do ano é o período onde ocorre o maior índice de queimadas ocasionadas no perímetro urbano. O tenente explica que limpezas de terrenos baldios tem sido a principal causa de queimadas. “A maioria das queimadas ocorrem dentro de terrenos baldios, e com o clima seco as pessoas aproveitam para colocar fogo e retirar o mato de suas propriedades. É importante que os donos destes terrenos os mantenham sempre limpos e sem o acúmulo de matos secos”, explica.

Já na zona rural, o tenente afirma que muitos agricultores ateiam fogo em áreas com intenção de preparar o solo para o plantio, acrescentando que em beiras de estradas as queimadas são causadas por bitucas de cigarros.

O tenente alerta que o período com maior risco de incêndios é do começo julho até outubro. No entanto, Papoti reforça que a população deve sempre ficar atenta, principalmente neste período de estiagem.

Danos a Saúde

Já não bastassem as mudanças climáticas constantes, que acarretam efeitos nocivos a saúde de crianças e idosos, a população ainda sofre com a temperatura e a fumaça ocasionadas pelas queimadas na cidade. O resultado é a super lotação nas unidades de saúde, quase sempre os pacientes apresentam o mesmo quadro clinico, ou seja, doenças respiratórias.

Crime ambiental

Apesar de ser uma prática relativamente comum, atear fogo em terrenos baldios ou em qualquer outro local é configurado crime ambiental e as pessoas que forem flagradas podem responder processo criminal. Os infratores podem receber multas por fração de hectares pelo uso de fogo sem autorização ou não observar as precauções recomendadas para a queima controlada ou ainda pegarem até três anos de detenção.

Educação Ambiental

A Prefeitura de Epitácio conta com uma equipe composta por técnicos da secretaria de meio ambiente que atuam no trabalho de educação ambiental, no sentido de sensibilizar a comunidade, além da fiscalização que visa repreender aqueles que não cumprem com as determinações estabelecidas na lei ambiental.

Denúncias

A população pode e deve denunciar este crime. Os órgãos preparados para receberem estas denuncias são a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Complexo Administrativo (3251-8000), Policia Ambiental (3281-2033)e Policia Militar (190).