Com a meta de atender no próximo ano 18.500 crianças e adolescentes e estabelecer parceria com mais cinco municípios, além dos 14 da região já conveniados no Programa Atleta do Futuro (PAF), o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizou na manhã desta quinta-feira (30/09), na unidade da Vila Furquim, o 3º Encontro Técnico Programa Sesi Atleta do Futuro. Presidente Prudente, cujo convênio contempla atualmente 1.300 criança e adolescentes atendidas pelas secretarias municipais de Assistência Social (SAS) e Esportes (Semepp), foi representada pelos gestores do programa no município Simone Tomiazzi (pela SAS) e Mário Cortez (pela Semepp), e pela secretária municipal de Esportes Maria Cristina Borges Madeiral Neto, a Tute. O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), que também foi convidado para o evento, foi representado pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Feiz Abbud.
Assim como em âmbito regional, a partir da renovação do novo convênio para continuidade do PAF – previsto para a partir do dia 16 de outubro e que desta vez terá duração de 14 meses -, o município também deverá ampliar a capacidade de atendimento, podendo atingir a marcar de 2 mil crianças e adolescentes. Pelo menos é o que garante a orientadora de esportes e lazer do PAF Sesi, Naraiana Elis Custódio. “Todas as prefeituras com as quais mantemos convênio, isto é, Adamantina, Alfredo Marcondes, Anhumas, Dracena, Junqueirópolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Pirapozinho, Presidente Epitácio, Rancharia, Regente Feijó, Santo Anastácio, Santo Expedito, além de Prudente, já se comprometeram na renovação do contrato que foi assinado no dia 16 de outubro do ano passado”, precisa.
No evento realizado no auditório do Sesi, foi apresentada a avaliação do primeiro ano do desenvolvimento de atividades realizadas em todos municípios, resultados tabulados e as metas para o próximo ano. Participaram gestores do programa na região, prefeitos e representantes das 14 empresas madrinhas do PAF – no caso de Prudente, o curtume Vitapelli. A Olímpaf, onde atletas das modalidades desenvolvidas em Prudente, tais como futebol, vôlei, natação, tênis de mesa e judô, também foi destacada. É que além dos prudentinos contemplados no PAF, crianças de Adamantina e Pirapozinho também competem atualmente na segunda fase da competição. Todos buscam classificação para a terceira fase que é estadual.
De acordo com o especialista de esportes e lazer do Sesi e responsável pelo programa no Estado de São Paulo, o PAF é uma empreitada de cunho sócio-educativa e de formação esportiva, que visa o desenvolvimento de crianças e jovens, nos aspectos esportivo, físico, motor, social e cognitivo. “O programa tem toda uma estrutura diferenciada. Na região, as aulas são ministradas por 175 professores que foram capacitados em treinamentos oferecidos pelo Sesi. Além disso, os eventos aos fins de semana com as famílias dos atendidos e o desenvolvimento de temas transversais ajudam na formação dos atletas do futuro que queremos: de verdadeiros cidadãos”, acrescenta, informando que atualmente são 39 mil crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos atendidas no Estado.
A secretária de Esportes de Prudente comemora os resultados obtidos até agora. “Nós estamos muito felizes em podermos estar nesse projeto. Ano passado, quando foi o lançamento, tivemos a felicidade de sermos presenteados com essa estrutura maravilhosa que o Sesi está nos proporcionando. Estamos colhendo bons frutos neste primeiro ano e queremos sempre manter essa parceria para poder alavancar o esporte prudentino”, elogiou.