Chegaram na manhã de sábado (9), no Centro de Eventos do IBC, em Presidente Prudente, todo o material que será utilizado na montagem da estrutura do primeiro Salão do Livro do município, que ocorre entre os dias 15 e 24 deste mês. Foram descarregados madeiras, chapas, carpetes, móveis e vidros.
São aproximadamente 18 toneladas de materiais que vieram do Rio Janeiro. Para transportar essa quantidade, foram necessários dois caminhões.
Ainda no sábado começou a montagem dos espaços dentro do IBC. Conforme a funcionária da Ação e Eventos da Secretaria de Cultura, Núbia Caetano, o prazo para entregar o salão montado vai até o próximo dia 13, quarta-feira. “Isso porque na quinta-feira [14], os expositores já adentram no espaço para organização dos livros em seus respectivos estandes”, acrescenta ela.
Ainda de acordo com ela, são 12 profissionais envolvidos nos trabalhos, sendo dez na parte operacional e dois no setor de limpeza. “É a primeira vez que montamos a estrutura de um evento destes em Prudente. Não podemos fazer feio. Por isso vamos nos empenhar para caprichar, até mesmo pela dimensão do evento”, garante Núbia.
Considerado a maior feira literária da região, a primeira edição do Salão do Livro de Presidente Prudente deve reunir quase 40 autores. Exibição de 23 filmes brasileiros, 11 atrações musicais, entre outras atividades dos ramos de literatura, teatro e história.
A abertura oficial do evento está prevista para a próxima sexta-feira (15), a partir das 20h, no IBC. De idealização da pasta municipal de Cultura e Turismo, a organização é da Spoladore Eventos e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Nacional de Livrarias (ANL) e Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL).