O Comitê de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) do Estado de São Paulo em parceria com os 10 municípios da microrregião de Adamantina realizam na manhã de hoje (19), às 10h, a abertura oficial do programa “Legal Pra Cachorro”, no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio.

O projeto visa o bem-estar e saúde animal e se fundamenta em novas técnicas e práticas para o manejo animal, diagnóstico moderno e preciso da LVA, acompanhamento da sanidade animal e identificação através de microchip.

Como parte do Programa “Legal Pra Cachorro”, serão realizados exames de leishmaniose na população canina dos municípios, durante o denominado inquérito canino. Os exames serão feitos através da coleta de sangue animal, para análise laboratorial realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Os animais passarão a ter um meio de identificação, feito por um microchip, que será implantado sob a pele do cão com um arquivo eletrônico onde poderão ser armazenadas as informações do histórico veterinário (vacinas e consultas).

O Programa também vai proporcionar a castração gratuita dos animais, que será realizada através de uma parceria com as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).

O “Legal Pra Cachorro” prevê ainda ações de manejo ambiental, que consiste na eliminação de condições desfavoráveis para o estabelecimento de criadouros do mosquito palha, vetor transmissor da doença.

Como parte do programa, os animais receberão uma coleira antiparasitária, que será distribuída gratuitamente durante dois anos

Com informações do Portal do Ruas.