Trabalho conjunto do Rotary Clube das cidades de Panorama, Dracena e Tupi Paulista contribuiu para a 4ª edição do Ecorotary, promovido no domingo (7), na Pousada Aquarius. Os palestrantes são sempre ambientalistas e autoridades ligadas a organismos de proteção ambiental do governo. A organização do evento adotou o município de Panorama como cidade sede desse encontro que ocorre anualmente, no mês de novembro, com a participação de vários clubes rotarianos da região.

Gustavo Ribeiro Marinho, engenheiro químico da multinacional Rousselot Gelatina do Brasil S.A., expôs sobre “Desenvolvimento Sustentável – A Indústria, a Sociedade e o Meio Ambiente”, dizendo ser a sustentabilidade, nos dias atuais, parte das organizações empresariais. “O conceito da sustentabilidade está intimamente relacionado com a responsabilidade social dessas organizações”, disse Marinho, tendo como exemplo o reaproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar pela
indústria Cerâmica na queima, substituindo a lenha.

Representando a Marinha do Brasil, Capitão Souza Lima, delegado fluvial e autor do livro de crônicas “Aquarela Fluvial”, lançado recentemente pela Gráfica Epitáciana, falou da preocupação na preservação dos recursos naturais existentes na costa marítima brasileira, denominada de “Amazônia Azul”.

Pontuou ainda as atribuições da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio [abrange 134 municípios] na preservação do Meio Ambiente: inspeção naval das embarcações; plantio de mudas de árvores; participação na soltura de alevinos; coleta seletiva de lixo, e treinamento caso haja derramamento de óleo no rio por embarcações. Este treinamento se deve à previsão de aumentar o tráfego fluvial de embarcações na hidrovia.
Fechou o ciclo de palestras o ambientalista alemão Peter Mix, da Apoena (Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), organização não governamental com atuação na região e, Natalia Cavalari, bióloga responsável pelo projeto Município Verde e Azul, da Prefeitura de Panorama.

Organizado todos os anos como atividade paralela no dia do evento, uma equipe de voluntários percorre de barco as duas margens do rio Paraná, recolhendo todo tipo de lixo depositado na natureza. De acordo com informações dos organizadores, neste ano foram retirados de entulho o equivalente a três toneladas.