No último dia 7 pela manhã teve início no município de Santa Mercedes, as atividades do Clube de Desbravadores que terá como uma de suas atividades a banda Marcial.

Os desbravadores são juvenis e adolescentes entre 10 a 15 anos de idade, de ambos os sexos, que possuem objetivos e ideais proporcionando um desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais. O desempenho do desbravador como aluno, seu comprometimento na escola e em casa, seu relacionamento com os semelhantes e superiores são cuidadosamente observados. Por isso, todas as semanas reúnem-se com o objetivo de serem avaliados e ensinados por líderes e devidamente capacitados e treinados.

O Clube de Desbravadores foi fundado em 1919 por Arthur W. Spalding na cidade de Madison no Tenesse, EUA, com o nome de Escoteiros Missionários e em 1930, na cidade de Santa Ana, Califórnia, EUA, o nome (pathfinders) Desbravadores foi utilizado pela primeira vez pelo líder mundial Hancok.

É uma organização mundial sem fins lucrativos mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em Parceria com a ADRA, (ADRA – Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – membro de consultoria da ONU). Tem a finalidade de desenvolver os jovens e combater o uso de álcool, fumo, drogas e prostituição infantil. Em tudo sempre procuram desenvolver amor a Deus e à pátria, respeitando sempre a liberdade religiosa e de escolha.

Hoje temos mais de 45.000 clubes presentes em 140 países com mais de um milhão e setecentos mil desbravadores.

Na cidade de Santa Mercedes, o prefeito Rodrigo Theodoro demonstrou profundo interesse e entusiasmo com as atividades do Clube dos Desbravadores, realizando através da Prefeitura parceria com o referido Clube para realizar o programa de ação e desenvolvimento. O programa de ação e desenvolvimento está contidos nos 6 cartões, cada idade tem um cartão, cada cartão está repleto de atividades e especialidades, com 300 especialidades como por exemplo arte de acampar, primeiros socorros, panificação, mecânica, pintura civil, cães, gatos, meio ambiente, alpinismo, música, banda marcial e outras.

Do projeto está participando o Clube de Desbravadores de Panorama para auxiliar o desenvolvimento local de líderes e cumprir com requisitos do cartão de atividades dos membros de Panorama. Também há a colaboração de empresários de Panorama. Segundo os organizadores, espera-se em breve o apoio dos empresários de Santa Mercedes.

Fábio Giane Silva Takahashi, diretor da região de Dracena, informa que são aceitos maiores de 16 anos para receber a capacitação de líderes.