Dia de Ação de Graças: origem, história e curiosidades
Márcia Fernandes- Professora licenciada em Letras
O Dia de Ação de Graças, em inglês “Thanksgiving Day”, é comemorado todos os anos na 4ª quinta-feira de novembro. Apesar de não ser muito popular no Brasil, nos Estados Unidos é feriado, sendo quase tão importante quanto o Natal.
O significado de ação de graças é agradecer. Assim, esse é um dia de agradecimento, em que as famílias se reúnem e recordam – com gratidão a Deus – as coisas boas que aconteceram ao longo do ano.
Originalmente, a data era comemorada após a época das colheitas, justamente para agradecer a fartura da produção agrícola. Curioso notar que este dia, que não está associado a nenhuma religião, se popularizou com o passar dos anos, sendo assim, comemorado por todos, independentemente do credo.
Nos Estados Unidos as pessoas costumam viajar para passar essa comemoração em família. O Dia de Ação de Graças é celebrado com um jantar, onde são servidos pratos típicos feitos à base de abóbora, batata-doce, purê de batatas, molho de cranberry e o tradicional peru, além dos cookies e tortas de maçã e nozes.
Cerca de 50 milhões de perus são consumidos no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, motivo pelo qual a data é popularmente conhecida como “Turkey Day” (Dia do Peru). Assim, anualmente, o presidente dos Estados Unidos participa de uma cerimônia em que “perdoa” dois perus, poupando-os do abate.
Jantar típico-O Dia de Ação de Graças foi eleito dia festivo nos Estados Unidos pelo então presidente Abraham Lincoln, em 1863, mas apenas em 1941 a data passou a ser feriado nacional.
Ademais, o Dia de Ação de Graças é celebrado com festas, orações e desfiles.
Brasil- No Brasil, o Dia de Ação de Graças não é muito popular, mas costuma ser comemorado pelas famílias de origem norte-americana ou canadense, pelo fato de essa data ser muito importante nos Estados Unidos e também no Canadá.
A data também é comemorada no Brasil nas escolas de línguas, aproveitando a oportunidade para divulgar a cultura americana.
Origem- No século XVI, em Plymouth Colony, Massachusetts, região chamada de Nova Inglaterra, os habitantes da vila realizaram uma festa para comemorar a colheita dos alimentos daquele ano. Isso porque eles passaram por invernos muito rigorosos.
Foi a partir de 1620, depois de muitas intempéries, que os peregrinos fundadores da vila passaram a festejar a boa safra.
Em 1621, a fim de repetir o agradecimento pelas colheitas, o governador da vila organizou a “Festa no Outono” entre os colonos ingleses e americanos nativos. Esse evento foi composto de pratos variados com milho, peixe, patos e perus.
Desde então a festa tornou-se tradicional nos Estados Unidos e no Canadá.