A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Presidente Prudente é responsável pelo cadastramento e acompanhamento das famílias atendidas pelos programas de transferência de renda da esfera federal: Bolsa Família que atende 5.500 famílias. E dos programas da esfera estadual: Renda Cidadã com 310 famílias; Ação Jovem com 500 benefícios concedidos; Bolsa Auxílio com 150 famílias atendidas e o Vale Vovô com 52 idosos atendidos.
Segundo a secretária da pasta, Regina Penati, o número de atendidos é fixo, ela explica que o papel do município é em relação a atualização dos cadastros e atendimentos das famílias por meio da pasta de Assistência Social, Saúde e Educação dos 6.512 contemplados com os programas de transferência de renda. Ela explica os cadastrados foram intensificados desde de 2009 com o objetivo conhecer mais a realidade das famílias. “A intenção é contribuir com a superação das suas vulnerabilidades”, explica. Segundo ela, no ano passado mais de três mil cadastros foram revisados, sendo que neste ano já passam de mil atualizações. “Avançamos no acompanhamento das condições de saúde e educação”, revela.
Já para os jovens foram ampliadas às oportunidades de qualificação, com mais de mil encaminhamentos. “As atividades formativas favorecem o fortalecimento de vínculos comunitários, contribuindo com a inserção do munícipe em ambientes de aprendizagem que geram autoestima, além de abrir oportunidades no mercado de trabalho”, explica.
Conforme a secretária de Assistência Social, o atendimento às famílias se estende também as crianças através dos projetos Aquarela e Criança Cidadã, que oferecem acompanhamento por meio dos educadores sociais. Ela revela que mais de 10 mil adolescentes que estão inseridos nas famílias são contemplados com os programas de transferência de renda.
O acompanhamento dos cadastrados é feito nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) que estão distribuídos nos bairros prudentinos. O atendimento às famílias é realizado por meio da junção de esforços da Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.