O prefeito Policarpo dos Santos Freire (Pulu) e o vice Luiz Carlos Molina inauguraram na terça-feira (14), a Central de Coleta de Lixo, serviço novo, que o município através do Setor de Meio Ambiente, Agricultura, Limpeza Pública e Programa Município Verde e Azul, representado pelo interlocutor Paulo Lima de Menezes, implantaram visando a limpeza pública, a coleta e reciclagem de lixo.
O trabalho educacional foi iniciado há dois meses junto à população, nas residências, que faz uma pré-seleção separando o material orgânico do inorgânico.
Após serem coletados, ao invés de ir para o lixão, vão para a Central de Coleta, num barracão improvisado junto ao Armazém Comunitário.
Com isso foi possível reduzir e aterrar menos de 30% do lixo coletado, ocupando menos espaço no lixão, além de retirar as pessoas, que colocavam em risco a própria saúde revirando e catando lixo sem proteção alguma, do local. Só no primeiro mês foram coletadas quatro toneladas de resíduos sólidos.
Ao reduzir em quase 70%, o volume total do lixão e passar para a Central de Coleta, os que trabalhavam no lixão foram cadastradas e passaram a selecionar o lixo em local adequado, com organização e segurança, mais proteção e produtividade.
E, o mais importante, com a melhor classificação do lixo selecionado e venda em maior quantidade, a renda das famílias aumentou significativamente.
O trabalho foi desenvolvido graças ao esforço de todos os segmentos envolvidos e a capacidade e presteza das pessoas que acreditaram que era possível educar e trabalhar com lixo.
E resultou nos serviços e atividades com o trabalho do lixo, importante para o meio ambiente e melhor ainda aos munícipes.