Região registra mais de 2.900 acidentes com escorpiões em 2022

Região registra mais de 2.900 acidentes com escorpiões em 2022

 

O Imparcial- Presidente Prudente

região de Presidente Prudente registrou média diária de oito ataques por escorpiões no ano passado. De acordo com dados atualizados em 6 de dezembro pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria Estadual de Saúde, houve 1.846 ocorrências na área do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Presidente Venceslau e 1.087 na circunscrição do GVE de Prudente. A soma é de 2.933 acidentes envolvendo o aracnídeo no período de 339 dias. Apesar disso, não foram contabilizados óbitos em decorrência das picadas.
O GVE de Venceslau engloba 21 municípios da região, enquanto o de Prudente abrange 24, totalizando as 45 cidades atendidas pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde).
Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, na ocorrência de acidentes escorpiônicos, a unidade de referência aos casos do tipo na região é o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente.
O soro antiescorpiônico também está disponível em pontos estratégicos. Na microrregião de Dracena estão a Santa Casa de Misericórdia de Dracena, Santa Casa de Misericórdia de Junqueirópolis, Pronto Atendimento Municipal de Panorama e Santa Casa de Misericórdia de Tupi Paulista.

Tratamento imediato-O Centro de Vigilância Epidemiológica, vinculado à pasta, aponta que, devido às constantes altas temperaturas, os ataques por escorpiões ocorrem em grande número ao longo de todo o ano no Estado de São Paulo, onde há três espécies causadoras de acidentes em seres humanos, sendo Tityus serrulatus, T. bahiensis e T. stigmurus. O primeiro é o escorpião amarelo, exemplar mais prevalente e que causa o maior número de ocorrências e as de maior gravidade.