Melhoramento animal e eficiência hídrica, uma relação possível

É possível melhorar bovinos para produzirem mais carne com a mesma quantidade de água

Melhoramento animal e eficiência hídrica, uma relação possível

 

Gilberto Menezes- Embrapa Gado de Corte

Água, o recurso natural mais precioso que temos! O setor agropecuário tem papel importante neste assunto, apesar de, na maioria dos casos, ser tratada erroneamente como vilã. É certo que há más condutas e muito a ser melhorado, mas, em especial, a agropecuária brasileira está longe de merecer o estigma.

Como melhorista animal que sou, orgulho-me da contribuição que o melhoramento genético de bovinos de corte tem dado para tornar a produção de carne vermelha cada vez mais eficiente hidricamente.

Gerar animais mais produtivos, que produzem mais quilograma de produto com a mesma quantidade de insumo, é uma solução para a sustentabilidade em nosso planeta.

Há diversas fontes confiáveis em todo mundo que comprovam o quanto temos evoluído geneticamente. Como? Usando na reprodução animais superiores para ganho de peso, fertilidade, precocidade, adaptação e, mais recentemente, animais mais eficientes no uso do alimento. E ainda é possível melhorar.

Resultados científicos gerados por pesquisadores norte-americanos e da Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande (MS), mostram que é possível, pela seleção genética, melhorar os bovinos para produzirem mais carne com a mesma quantidade de água. As pesquisas ainda confirmam a existência de associação genética favorável entre eficiência no uso do alimento e da água, em que animais que produzem mais carne com menos alimento, também tendem a fazê-lo com menos água.

Com ciência, tecnologia e investimento, nossos criadores e técnicos conseguem produzir alimento e conservar o nosso recurso natural mais precioso.