Vicinal Marcelo Lorenzetti que liga Jaciporã a Dracena continuará interditada
O Imparcial-P.Prudente e Diretoria de Comunicação
A estrada vicinal Marcelo Lorenzetti, que liga o distrito de Jaciporã a Dracena, que já estava interditada pela Defesa Civil, permanecerá na mesma condição para manter a segurança da população, conforme decisão de técnicos do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais) , após verificarem o local nesta quinta, 26.
Pedro Leal, geógrafo do instituto, destaca que manter uma estrada interditada gera sim muitos problemas, envolve questão econômica, social, tem escola, posto de saúde, mas a interdição foi realmente importante, e fizeram um desvio que era grande, agora ficou pequeno.
“Chegamos lá e vimos que existe uma tubulação de metal que passa por debaixo da estrada, da década de 1980, e que sofreu oxidação e nesse processo começou a assolapar e colapsar a estrada. É um buraco que aparentemente não é tão problemático, mas tem algumas trincas que mostram que está bem perigoso ali”, pontua o técnico.
Ele diz que será feito o parecer técnico e a recomendação a principio é o estudo para execução de avaliação de obras para refazer aquele local, o monitoramento constante da pista e manter a interdição com a sinalização que já está feita.
INTERDIÇÃO – Na sexta-feira, 20, houve a necessidade de interditar a estrada, porque o trecho apresenta riscos de desmoronamento devido as intensas chuvas.
O prefeito André Lemos explica que Jaciporã conta com pouco mais de mil habitantes, entre o distrito e os moradores das propriedades rurais.
“Eles necessitam vir para a cidade, é o único acesso e de grande importância para utilizarem. São pacientes que precisam ser transportados; ônibus escolar; coleta de lixo; escoamento da produção agrícola, de leite e gado”, pontuou.
Em reunião com técnicos da Defesa e IPA na Prefeitura, foram tratados detalhes a respeito do local, como se deu a interdição, os riscos da área, as necessidades ocasionadas pelo desvio, com vistas a apresentar pedido de ajuda financeira para o Governo do Estado.