Os representantes da Colônia de Pescadores Z-15 “José More”, Claudionor Ribeiro da Silva e Orisvaldo Barreto, estiveram em reunião no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para selar a parceria em prol do desenvolvimento do setor pesqueiro e aquícola paulista.

A ministra da pesca e aquicultura Ideli Salvatti e o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, estiveram no encontro para debater os principais problemas que impedem o avanço da produção e do consumo da carne de pescado. Membros de outras colônias do Estado participaram.

Ao discursar sobre o potencial para produção de peixes e crustáceos em cativeiro, a ministra relatou que os parques aquícolas (áreas de água divididas em lotes) em implantação na usina de Ilha Solteira podem dobrar a produção paulista, atualmente, 32 mil toneladas/ano pela piscicultura.

O reforço às instituições de pesquisa e a isenção dos impostos foram abordados pela ministra como prioridades para estimular essa atividade econômica, assim como a revisão das legislações estaduais que estão em conflito com as federais.

Segundo o governador, essa é uma área nova e muito importante, pois inclui preservação e desenvolvimento econômico. Geraldo Alckmin reforçou que dará toda a atenção que o setor merece e grupos de trabalho foram constituídos para tratar das questões apresentadas pela ministra.

O SETOR – As solicitações apresentadas ao governador durante audiência foram resultado do encontro de presidentes de colônias, associações, prefeitos, lideranças estaduais e entidades diversas do setor aquícola e pesqueiro.

As demandas foram ouvidas pela ministra da pesca e aquicultura durante reunião com o setor no começo desse mês na Superintendência Federal do MPA, em São Paulo.

Representantes da Petrobras e do Ministério da Agricultura na capital paulista também participaram do evento.

Além das questões de competência estadual, o desenvolvimento da pesca amadora, a abertura de cursos técnicos e a inclusão do pescado na alimentação escolar foram temas que estiveram em debate. A ministra reforçou que o Governo Federal quer aumentar a produção, industrializar mais e gerar emprego e renda com a pesca e aquicultura.

Ideli Salvatti encerrou a reunião com o setor dizendo que o Governo Federal quer alcançar a meta de ter o pescado na alimentação escolar das crianças brasileiras uma vez por semana.

A Colônia de Pescadores Z-15 “José More” em Panorama passou as informações dessa reunião em São Paulo.