Região de Presidente Prudente contabilizou 301, 6 mm de chuvas acumuladas em janeiro

Chuva de janeiro causa estragos em Dracena

Região de Presidente Prudente contabilizou 301, 6 mm de chuvas acumuladas em janeiro

 

Defesa Civil Estadual

O acumulado de chuva esperado para o mês de janeiro no estado de São Paulo atingiu volumes acima da média em algumas cidades das regiões Sul, Nordeste, Centro, Oeste e Metropolitana da Capital.

Na região de  Presidente Prudente, a Defesa Civil informa que, contabilizou 301,6mm de acumulado no mês de janeiro, um aumento de 130% na precipitação, sendo que o esperado era de 232,5mm.

De acordo com o meteorologista José Alexandre da Costa Galvão, do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil do Estado, o corredor de umidade que veio da Amazônia foi um dos fatores responsáveis pela chuva de grande intensidade em algumas regiões.

“Além da aproximação da frente fria, boa parte das instabilidades foram influenciadas pelo corredor de umidade que veio da Amazônia, pelo forte calor, pela circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera e por um cavado meteorológico, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada entre os níveis baixos e altos da atmosfera”, afirmou o meteorologista.

Diante deste cenário, somente no mês de janeiro, a Defesa Civil do Estado registrou 106 ocorrências que afetaram diretamente 83 municípios do Estado.