Sinal 5G será liberado para 24 municípios da região até 30 de junho
O Imparcial
Vinte e quatro cidades que compõem a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo terão, até 30 de junho deste ano, autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para começar a transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5G Hz. Entre elas, está Presidente Prudente. A decisão possibilitará que as operadoras solicitem a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis, a fim de alcançar 478.376 habitantes desta parte do oeste paulista, conforme estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021.
Trata-se de locais em que o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) já aprovou o cronograma operacional da EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) contendo o planejamento das atividades necessárias para a referida liberação.
Em três municípios – Iepê, Nantes e Rancharia –, começaram nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, os trabalhos de migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, o agendamento para instalação de kits receptores à população e a desocupação desta faixa por sistemas do FSS (Serviço Fixo por Satélite), com instalação dos filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas. As medidas são condicionantes para a liberação do 5G. Nas outras 21 cidades com planejamento aprovado, as atividades de migração terão início em 20 de março.
Enquanto essas 24 localidades caminham para obter a autorização de transmissão do sinal até junho deste ano, as outras 29 cidades da região ainda terão o cronograma operacional planejado. Deste total, cinco ( Adamantina, Dracena, Osvaldo Cruz, Presidente Epitácio e Presidente Venceslau) devem contar com a liberação do 5G até 1º de janeiro de 2026. As restantes ainda estão com data indefinida.