Sustentabilidade: desafio atual da agricultura
Lineu Neiva Rodrigues-Pesquisador da Embrapa Cerrados
Segurança alimentar é um dos maiores desafios da humanidade neste século. Embora se tenha observado nas últimas décadas um aumento significativo da produção mundial de alimentos, a desnutrição e a insegurança alimentar continuam em níveis inaceitáveis. Alguns fatores característicos do mundo atual, tais como o crescimento da população e da demanda por alimentos, a redução na disponibilidade de terras aráveis e de recursos hídricos, as mudanças climáticas, a multifuncionalidade da agricultura e as assimetrias no crescimento populacional e na produção de alimentos, contribuem para agravar ainda mais essa situação.
O desafio atual da agricultura mundial consiste em aumentar a produção de alimentos sem aumentar os impactos negativos ao meio ambiente. É certo que o incremento de produção necessária para suprir o aumento de demanda terá de vir da intensificação de terras agrícolas já existentes. Algumas perguntas ainda precisam ser respondidas, tais como: (i) quanto a agricultura pode ser intensificada e ainda ser sustentável? (ii) Qual o impacto das mudanças no clima, do uso e da cobertura da terra nos recursos hídricos nos diferentes biomas brasileiros e os seus efeitos na sustentabilidade ambiental e econômica das comunidades rurais?
A sustentabilidade ainda é um grande desafio. A contaminação dos recursos hídricos por poluentes orgânicos e metais pesados é um problema crescente em diversas bacias hidrográficas, aumentando a importância de estudos hidrogeoquímicos, principalmente em mananciais próximos a grandes centros urbanos.
Cada vez mais, as ferramentas de suporte à decisão terão papel crucial na redução dos conflitos e do risco, mas para isso teremos de ter bases de dados mais consistentes e representativas das regiões.
Independente dos avanços que foram observados em outras áreas do conhecimento, como a biotecnologia, produzir alimento continuará a demandar quantidades significativas de água, recurso que, por sua vez, é de grande importância também para outros setores da sociedade. Por isso, será cada vez mais importante tratar a água como um bem estratégico para o país e, dessa forma, integrar a Política Nacional de Recursos Hídricos com as demais políticas públicas, principalmente a de segurança alimentar.